Sorria, você está sendo filmado pelo seu filho.

Você já reparou que o seu filho está te observando?

Então repare, pois ele está!

Muitas vezes, os pais nem se dão conta de que na maior parte do dia estão sendo observados por seus filhos.

A criança, com seus olhinhos e ouvidos curiosos observa tudo que os pais falam e fazem, de bom ou ruim.

Sorria, você está sendo filmado pelo seu filho!

A todo o momento é preciso lembrar que vocês pais são os maiores exemplos para os seus filhos e assim devem ser até que eles possam ter consciência suficiente para seguirem com seu próprio padrão de vida.

Os pais são a primeira referência comportamental da criança. No convívio familiar a criança vivencia os costumes e culturas presentes, que virão a ser seus futuros valores e princípios. Portanto, é comum que os filhos reproduzam não só o jeito de falar e andar dos pais, como também suas atitudes e hábitos de vida.

A velha frase: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, que todos um dia já ouviram ou falaram, não funciona na educação dos filhos.

É preciso que a fala dos pais esteja relacionada às atitudes que têm.

Quando os pais aconselham ou orientam seus filhos sobre algum aspecto, mas fazem o contrário, provavelmente, o filho dará mais atenção ao que fizeram do que ao que foi dito.

Ainda que não haja uma clareza sobre o que é certo e o que é errado, crianças observam e são influenciadas pelas posturas de pais e educadores.

Dar o exemplo é a base para que a criança adquira uma série de valores que levarão para toda a vida como, generosidade, respeito, amabilidade, honestidade, compreensão, tolerância, perseverança e compromisso.

Se os pais não demonstram tais valores em sua vida diária, é possível que a criança não os desenvolva.

Gritar com as pessoas, mentir, usar de violência, ser intolerante, jogar lixo no chão, são atitudes que nossos filhos vão herdar e reproduzir.

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros – é a única.

– Albert Schweitzer

Contudo, vocês pais são humanos e cometem erros. Ter pequenas falhas é normal, mas que não podem se tornar constantes, porque assim estarão criando uma referência equivocada e negativa na criança.

Entretanto, ainda que exerçam atitudes erradas na frente dos filhos, reconheçam seus erros, expliquem e corrijam tais atos, mostrando que falhas acontecem, mas que podem ser evitadas. Assim, seu filho também compreenderá que há espaço para erros na vida.

Serem verdadeiros e conscientes de que vocês também são aprendizes na vida, que nem sempre vão acertar, mas que farão o possível para serem melhores como pais, como mães, como pessoas, aprendendo, ajustando, mudando, os tornam livres e seguros para seguir nessa longa jornada que é ser pai, mãe e exemplo de vida.

Um comentário em “Sorria, você está sendo filmado pelo seu filho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s