Eu não consigo aprender!?

Por que você acha que não consegue aprender?

Será que é mesmo tão difícil ou você é quem torna isso difícil?

De certo, há inúmeras razões para que uma pessoa tenha dificuldades em aprender, como questões neurológicas, orgânicas, pedagógicas, entre outras.

E para saber em detalhes o que pode estar causando essa dificuldade, é preciso à investigação de um profissional especialista no assunto. Não há como você sozinho descobrir isso.

Porém, nesse momento, não quero me deter a essas questões, e sim em um ponto essencial que pode estar impedindo ou criando dificuldades em sua ação para aprender.

Provavelmente, se você se interessou em ler esse artigo, você já disse a si mesmo: eu não consigo aprender!

Ou porque é curioso em saber mais, o que é muito bom para um aprendiz!

Pois bem, muitas vezes o que impede ou prejudica uma pessoa em aprender com mais facilidade um determinado conteúdo, ou o aprendizado no todo, pode ser simplesmente a NÃO confiança depositada em si mesmo.

Não acreditar que você possa ser capaz de aprender algo, já cria em você uma maior desmotivação, pode te cegar para o conhecimento e te impedir de assimilar o aprendizado de uma maneira saudável e mais tranquila.

Afinal, nossa inteligência não é neutra e nem atua independente das emoções, dos desejos, dos sonhos, das frustrações, das angústias…

Portanto, acreditar que você é capaz já é um grande passo no sucesso de sua aprendizagem.

Somos todos capazes de aprender, porém muitos não enxergam em si essa capacidade e acabam bloqueando o seu processo ou limitam-se através da observação que o outro tem sobre eles.

Imagine se você quando criança, no instante em que estava aprendendo a andar e após muitas quedas, cogitasse: isso não é pra mim!

Será que você teria aprendido a andar?

Então pense dessa mesma forma sobre sua aprendizagem.

Talvez você possa ter quedas, mas nunca deixe de acreditar em sua capacidade para aprender algo, esteja você motivado para isso ou não.

Quando confiamos em nossa capacidade e nos empenhamos para conseguir realizar ou aprender algo, criamos em nós uma motivação que nos move para a ação, e que não nos deixa desistir. Seja essa motivação gerada por nossa vontade em mostrar que somos capazes ou pelo desejo real em aprender determinado assunto.

Enfim, não importa o que te move, mas sim a confiança em sua capacidade de conquistar a sua aprendizagem.

Assim, ao pensar e agir dessa forma, você já estará dando um grande salto no seu aprendizado, mesmo que suas dificuldades possam ter sido geradas, em grande parte, por algum déficit presente.

Contudo, se ainda assim você sentir dificuldades que lhe fazem se esforçar em dobro, procure a ajuda de um profissional.

Ninguém precisa passar a vida sofrendo por não conseguir realizar algo, muito menos por não aprender.

Nunca desista de você ou do que você quer, e considere que:

 “Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam” (Henry Ford).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s