O que há de errado com o meu filho?

Você já se questionou de que algo não vai bem com o seu filho ou foi alertado sobre?

Algumas vezes você irá se deparar com questões de ordem comportamental, de desenvolvimento ou na aprendizagem dos filhos, que fogem da sua compreensão e apoio.

Quer saber mais? Leia também o artigo Você já observou seu filho hoje?

Portanto, nesse momento, é hora de buscar ajuda profissional!

Muitos pais já se questionaram do porquê de algo não se apresentar do jeito como planejaram para seus filhos e, por vezes, culpam-se acreditando que fizeram algo de errado ou culpam a criança por estar assim.

A dúvida torna-se a maior questão, e assim aparecem as perguntas:

  • Onde foi que eu errei?
  • O que há de errado com o meu filho?
  • Por que ele não fica quieto nunca?
  • Por que meu filho age assim? Eu faço tudo por ele.
  • Por que ele é tão desobediente em casa e na escola?
  • Por que para o meu filho é tão difícil aprender?
  • Como meu filho pode não saber isso, se ele acabou de aprender na escola? […]

Se você, pai ou mãe, já se flagrou fazendo essas e outras perguntas semelhantes, definitivamente, algo não vai bem!

É preciso entender melhor o que pode estar causando maus comportamentos e problemas no desenvolvimento e na aprendizagem dos filhos.

Para saber que algo não vai bem, além dos problemas vivenciados por vocês pais, é essencial compreender que toda criança passa por um marco de desenvolvimento.

Ainda que algumas delas possam apresentar demora em determinados aspectos em relação aos de mesma idade cronológica, existe um período esperado para a aquisição de certas ações ou aprendizagens, que são referências para saber se o desenvolvimento está seguindo o seu curso ou se há dificuldades e necessidades de estimulação em algum aspecto.

Então fiquem atentos quando algum comportamento ou não aprendizado do seu filho se difere muito em relação aos seus pares.

Isso vale também para alguns profissionais do espaço terapêutico, visto que ainda existem profissionais que consideram que muitas crianças ou adolescentes agem inadequadamente ou não aprendem porque são teimosas, preguiçosas, por pura e simples falta de limite dos pais ou por que seu ritmo é diferente.

Portanto, seja você pai ou profissional, é hora de entender melhor e investigar o que pode estar causando tais comportamentos ou dificuldades.

É preciso que haja uma avaliação detalhada a fim de que se verifique de onde realmente estão surgindo tais alterações, que podem ter relação com fatores socioafetivos, pedagógicos, cognitivos ou orgânicos, assim como pela falta de estímulos ou de um ambiente favorável as aprendizagens.

Enfim, sejam por questões neurológicas, problemas na interação com o professor, falta de motivação, falhas no processo pedagógico, erros na educação familiar, falta de limites ou por qualquer outra questão em desacordo, é imprescindível a busca por uma avaliação e orientação de um profissional especializado nessas questões.

A procura por um diagnóstico, a fim de detectar quais os prejuízos apresentados, é fundamental na intervenção para a melhoria dos problemas presentes e na prevenção de dificuldades futuras, assim como no aconselhamento aos pais para que possam compreender tais problemas e agir de forma adequada diante a eles, apoiando seus filhos e evitando que maus comportamentos se intensifiquem.

O importante é não deixar que a criança ou o adolescente passe sua vida sendo rotulado por apresentar comportamentos inadequados ou por não se desenvolver plenamente em seu processo educacional, encarando a escola como um sofrimento e se sentindo, na vida social, como “um estranho fora do ninho”.

Um comentário em “O que há de errado com o meu filho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s